accounting-aerial-businesswoman-1043506

Pedro Braggio é terapeuta e educador financeiro.

Se você se fez esta pergunta, este texto é para você! Há mais de 25 anos cuidando da saúde financeira das pessoas, esta é uma dúvida comum de homens, mulheres, casais e empresários. Se você já se questionou desta forma, está na hora de parar e organizar a sua vida financeira. 

Como você reage internamente quando o assunto é o seu dinheiro? Você tem consciência de que uma vida financeira mal administrada pode trazer danos para a sua saúde física e emocional? Sim, lidar com dinheiro não é uma tarefa simples. Nós, brasileiros, não fomos educados desta forma e é, justamente, por isso que muitas pessoas não conseguem ter uma situação financeira estável. 

Conquistar a estabilidade financeira e viver confortavelmente com o que se ganha no trabalho é um grande sonho. Às vezes ele se distancia, como em épocas de crise econômica, mas, ainda assim, com dedicação é possível desenvolver hábitos financeiros saudáveis e equilibrar as contas pessoais, da família e até da sua empresa.

Monitorar as finanças é um desses novos hábitos que você pode incorporar ao seu dia a dia. Independente se o seu objetivo é sair das dívidas, controlar os gastos ou aprender a investir o seu dinheiro. Com a vivência com o mundo das finanças, desenvolvi um método de reeducação financeira, cujo sistema permite o monitoramento diário das finanças e o acompanhamento de todo o processo. Isso mesmo, você vai passar por um processo de mudança que inclui construir uma reserva financeira, modificar o padrão de consumo, definir metas financeiras, economizar e investir, fazendo o dinheiro trabalhar para você. 

Essas estratégias são úteis para você criar o hábito, mas não deixe que a disciplina se torne um fardo, inclua, em seu planejamento financeiro, por exemplo, gastos com lazer.  

E comece o mais cedo possível a encarar este desafio que vai transformar a sua vida. E saiba que a constância destes novos hábitos é o segredo para o sucesso. Não se esqueça de envolver toda a sua família nesta nova fase: é importante que todos participem e construam, juntos, o futuro tranquilo que todos almejam. 

 

PEDRO BRAGGIO é autor do livro “Dinheiro é bom e eu gosto” e coautor do livro “Empreendedor Total”. É educador e terapeuta financeiro há mais de 25 anos. Tem consultórios financeiros em Jundiaí, São Paulo, Campinas e em algumas grandes empresas do Brasil.


Pedro BraggioEduacação fiannceiraEducação financeiradinheirofinanças