anger-angry-anxiety-897817

Quem nunca foi pego de surpresa com os revezes da vida por não ter uma reserva financeira, que atire a primeira pedra. O desemprego é o principal medo do trabalhador. Ele assusta e qualquer um pode estar sujeito. Mas como ficam as suas finanças e o padrão de vida da família quando isso acontece?

 

Se você tem uma reserva financeira, com certeza, será afetado menos com o inesperado. Mas até quem tem uma reserva financeira precisa se blindar. As contas vão chegar, aluguel vai vencer, despesas de luz e água, supermercado e uma série de outros gastos vão bater na sua porta, independente da sua situação, então, o momento é de calma. O desespero só vai piorar as coisas, além de te impedir de avaliar com clareza as possibilidades: talvez você encontre uma oportunidade como freelancer. Não se esqueça do seguro-desemprego. Ele pode segurar as pontas por alguns meses.

 

Rever o padrão de vida é fundamental para encarar esta nova situação financeira: aproveite esta oportunidade para envolver a família toda. Explique a nova situação e definam, juntos, qual será o papel de cada um nesta fase de transição até a recolocação.

 

Aproveite este momento também para estabelecer novos hábitos de consumo na família. E não somente para esta fase, mas para a vida. Quebre paradigmas, transforme perspectivas, avalie os gastos e monte um planejamento financeiro de verdade. A Braggio Planejamento Financeiro desenvolveu um sistema de reeducação financeira que permite o monitoramento das suas finanças. Com ele, você consegue visualizar suas receitas, despesas e dívidas e, a partir daí, estabelecer um novo padrão de vida para você e toda a sua família. O que é ideal para aqueles que buscam equilíbrio financeiro.

 

Você também pode procurar um educador financeiro. Este profissional poderá te ajudar a administrar seus recursos, direcionar o uso da melhor forma, resolver suas dívidas, planejar seus gastos; ou seja, ele te dará o melhor caminho para organizar as finanças.

 

PEDRO BRAGGIO é autor do livro “Dinheiro é bom e eu gosto” e coautor do livro “Empreendedor Total”. É educador e terapeuta financeiro há mais de 25 anos. Tem consultórios financeiros em Jundiaí, São Paulo, Campinas e em algumas grandes empresas do Brasil.