Inovador Método Pedro Braggio para Medico Administrar as Finanças da Clínica ou Consultório
Conteúdo que fala sobre como os médicos podem ter uma vida financeira saudável para si e para seus negócios. Inovador Método Pedro Braggio.

O curso de Medicina é um dos mais procurados no Brasil e nas salas de aulas os futuros médicos aprendem de anatomia e fisiologia a biologia celular e molecular, disciplinas essenciais para o cuidado com os seus futuros pacientes. Eles só não aprendem como fazer a gestão financeira da carreira e do consultório. Muitas vezes, a falta de método nesta área faz com que alguns destes profissionais entrem em dívidas intermináveis.

Geralmente os médicos trabalham demais e, às vezes, em vários empregos ao mesmo tempo. Eles têm mais de uma fonte de renda e não possuem um sistema de gestão financeira eficiente para controlar receitas e as despesas, tanto pessoais quanto as do consultório ou de sua clínica.

É até estranho eu abordar o assunto controle financeiro para médico, profissional que habitualmente tem um alto rendimento mensal. Mas pode acreditar: médicos aprendem a cuidar de gente, porém, muitos têm dificuldades ou falta de tempo para administrarem o próprio dinheiro e não conseguem fazer a gestão de suas próprias finanças.

Isso acontece com você? Calma, você não é exceção e a falta de experiência em controle financeiro entre médicos é mais comum e recorrente do que imagina.  Vou dar algumas dicas que vão lhe ajudar a organizar as finanças do seu consultório ou de sua clínica!

Geralmente as despesas dos médicos são altas e justamente por isso  precisam ser bem administradas para evitar o endividamento com cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos pessoais com altos juros. Esta gestão é fundamental para você não fazer escolhas ruins para o seu bolso e não virar refém do banco! E como fazer isso? Vou te ensinar!

Como controlar as finanças e aumentar a rentabilidade?

O controle financeiro para o seu consultório médico é essencial para o sucesso de seus negócios. E nem preciso dizer que você deve controlar o seu fluxo de caixa. Isso é o mínimo e com uma metodologia eficaz e comprovada fica muito mais fácil! Você deve registrar tudo o que entra e o que sai de seu consultório. Não esqueça de definir limites para todas as suas despesas e crie metas para o seu faturamento.

Registre todos os recebimentos e pagamentos (tanto à vista quanto os parcelamentos). Com este controle é possível enxergar a sua disponibilidade financeira, planejar investimentos e antecipar decisões importantes, como o corte de despesas, por exemplo. É só fazer cálculos: quanto você tem a receber e a pagar nos próximos 90 dias? Você conseguirá aplicar dinheiro neste período ou ao contrário, ficará “apertado” financeiramente? 

Lembre-se: você trabalha com vidas e precisa estar em paz com as suas finanças, um médico não pode ter surpresas desagradáveis! Você deve se surpreender com fatos positivos do tipo: vai sobrar dinheiro e vou fazer aportes extras nas minhas aplicações!

Quando digo que é importante ter o controle financeiro da clínica médica, quero ressaltar que médicos com consultórios devem ter muito bem claro em sua mente qual é o serviço que traz mais retorno financeiro: cirurgia, vacina, consulta? Qual convênio médico? E qual aquele convênio que, além de trazer retornos ruins, ainda te trazem problemas para administrar? Sem a gestão financeira eficiente você pode estar trabalhando muito e ganhando menos do que deveria. Com uma boa gestão financeira você terá o poder de tomar decisões firmes, corretas e eficazes.

Ao fazer este planejamento financeiro de clínica médica ou de seu consultório, você saberá quais serviços são mais rentáveis e pode focar mais esforços para aumentar a demanda e, consequentemente, a rentabilidade e seu lucro. E dinheiro é bom e todos nós gostamos! Ter controle financeiro para tomar decisões inteligentes garante aos médicos maior tranquilidade e equilíbrio financeiro.

 Como inovar no consultório médico?

Quando o empresário tem planejamento ele consegue reinvestir seu lucro. No seu caso, se fizer a gestão financeira correta de seu consultório médico terá renda para fazer bons investimentos em cursos de atualização profissional e ambientação para receber seus pacientes com mais conforto. 

Você também pode investir em inovação da clínica. E inovar pode ser mais simples do que você imagina: basta encontrar uma forma diferente de fazer o que já faz em seu consultório. Pode ser até uma nova forma de se relacionar com o seu paciente e isso, neste atual mundo moderno, faz toda a diferença!

É muito importante você fazer uma reserva financeira para gastos com inovação e com reformas no consultório. Quem não gosta de entrar em um consultório e ver tudo arrumado e confortável? Pode não parecer, mas uma boa ambientação pode trazer mais pacientes e melhorar o seu faturamento. Sem contar a satisfação pessoal que isso vai lhe proporcionar ao ver tudo bonito, arrumado e o melhor: tudo planejado e sem dívidas para pagar!

Clique e saiba como é possível se preparar financeiramente para inovar

Como fazer o planejamento do futuro da clínica?

 

Tenha em mente que além de médico você é um empreendedor e precisa ter planejamento e pensar no futuro. O tempo passa muito rápido e se você não se preparar, terá que trabalhar sempre e esquecer a sua aposentadoria. Deve ficar atento às questões importantes como 13º salário, férias remuneradas, seguro de vida ou previdência privada.

 

Você guarda dinheiro em aplicações rentáveis? Já pensou que se ficar doente hoje, sua renda diminuirá mas as despesas continuarão? Você tem um bom seguro caso haja algum contratempo na sua vida?

Neste planejamento de seu futuro, também é importante:

  • Planejamento tributário: defina qual é a melhor tributação para a sua clínica.

  • Invista na sua profissão: a atualização é importante para você poder acompanhar as novidades do mercado e oferecer novos produtos e serviços a seus pacientes e aumentar a sua rentabilidade.

  • Divulgação dos serviços do consultório: faça uma boa gestão da comunicação para divulgar produtos e serviços à comunidade.

  • Defina seus dias de folga: você merece e precisa ter seus momentos de prazer e lazer!

 

Como tirar férias sem preocupações com as finanças?

 

Você precisa recarregar suas energias junto com a sua família. Eu sei o que está pensando ao ler esta dica: “se eu parar de trabalhar, meu faturamento vai baixar porque depende exclusivamente de mim”. Saiba que isso é possível, sim, desde que faça um planejamento financeiro adequado. Para que consiga desfrutar de seu período de descanso, você precisa se organizar e fazer o seu “colchão financeiro”

Reserve todo mês uma quantia exclusiva de seu orçamento financeiro para as suas próximas férias. Quando chegar este dia tão esperado, use-o com prazer e sem preocupação com a fatura de seu cartão de crédito.

 

Médico deve ter pró-labore?

 

Outra dica importante para melhorar a sua vida financeira é: tire o pró-labore mensalmente. Se tiver sócios que também atuam como médicos no consultório, faça o mesmo com eles. Se eles não executam nenhuma função, têm direito apenas à parte que lhes cabe na divisão dos lucros. E lembre-se: o lucro é apenas o valor que sobra depois que você pagou seus custos, despesas e impostos! 

Não é muito comum esta definição de valor de pró-labore mas isso é importante. É com este valor que você poderá pagar as suas despesas pessoais ou familiares como transporte, moradia, saúde, educação etc. Lembre-se: nunca misture o dinheiro de sua clínica com o da sua família. Se você faz isso, pare e se organize imediatamente!

 

Não consegue fazer sozinho? Peça ajuda profissional


Eu sei que seguir todos estes passos não é tão simples, principalmente diante da sua rotina exaustiva. Mas se acredita que não tem tempo nem habilidade de colocar as suas finanças em dia, o ideal é contar com a consultoria de um profissional especializado nesta área.

O Método Pedro Braggio de Reeducação Financeira já auxiliou mais de dez mil pessoas, inclusive médicos com suas clínicas e consultórios, a administrar e monitorar as finanças de forma simples, eficaz e sustentável.

Só não vai pedir ajuda para o gerente de seu banco! De longe quero desmerecer este profissional mas ele não é a pessoa ideal para auxiliar você a se organizar financeiramente. Ele tem metas e vai lhe oferecer produtos e serviços interessantes para o banco e não para você. Já um consultor da área financeira fará um diagnóstico da sua atual situação, propor ações e te ajudar a planejar o futuro.

Pedro Braggio
Educador Financeiro

Contatos: (11) 4582-5498 | (11) 98765-4180 | (11) 96194-4006


consultoria financeira para médicosfinanças médicasgestão de clínicasgestão de consultórios Inovação de Clínicas