5 ensinamentos valiosos de um consultor financeiro para sua empresa
5 ensinamentos valiosos de um consultor financeiro para sua empresa

Muitas empresas que ainda nem cogitaram contratar um consultor financeiro para ajudar a colocar as contas e as estratégias da empresa em dia, não sabem que esse profissional pode fazer muito pelo crescimento saudável do negócio.

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O que é e qual a função da consultoria financeira

Ao menos uma vez em sua história, toda empresa deveria dispor dos serviços de um consultor financeiro. Trata-se de uma total imersão dentro do histórico financeiro da empresa, a fim de realizar diagnóstico de eventuais problemas e oferecer o desenho de potenciais soluções.

O objetivo de uma consultoria é entender o que está sendo feito de forma equivocada e como reverter esse cenário para oferecer resultados mais positivos para a organização. Em inúmeros casos de dificuldades financeiras, as empresas estavam apenas deixando passar alguns detalhes relevantes de sua gestão não encontrando boas soluções. O papel do consultor financeiro para a esfera empresarial, em resumo, é o de realizar exames com o intuito de diagnosticar e remediar eventuais problemas.

O que um consultor financeiro faz por uma empresa

Assertividade na elaboração de estratégias financeiras

Contratar um especialista para auxiliar numa área complexa como a financeira é bastante interessante para alcançar um crescimento equilibrado e saudável a médio e longo prazo.

A inteligência de um profissional capacitado é o grande diferencial, pois ele irá olhar para os problemas da empresa com outros olhos e chegará a conclusões mais assertivas para solucionar eventuais crises.

Identificação de demandas a serem otimizadas

O dono de um determinado negócio já tem em mente que precisa exercer inúmeras funções ao mesmo tempo com excelência. Portanto, nem sempre resta tempo para gerir ideias de marketing e de finanças.

A função do consultor financeiro surge em cena para que este possa identificar os pontos de melhoria para a gestão dos recursos da sua organização evitando desperdícios como juros de contas pagas com atraso por desorganização, dificuldades em manter o fluxo de caixa, realização de pagamentos duplicados entre outros.

Decisões importantes

O conhecimento técnico e de mercado do especialista em finanças é de grande valia quando é preciso tomar uma importante decisão, como por exemplo: investir em novos produtos; se inserir em novos mercados; ou decidir ampliar a divulgação da marca; fazer o planejamento financeiro para os próximos cinco, dez e vinte anos, quando necessário.

Tais questões demandam uma avaliação dos recursos que serão utilizados em comparação com os resultados que serão obtidos.

Ao estudar todo o panorama financeiro atual e as possibilidades futuras, o consultor financeiro, terá base para te ajudar a determinar se é ou não o melhor momento para seguir com o plano. É bastante frustrante se engajar em busca de um novo horizonte para a companhia e descobrir que todo o esforço foi em vão e que na verdade o objetivo não será alcançado, tudo isso pode ser muito frustrante.

Planejamento das finanças corporativas e pessoais

Um dos principais motivos da falência de algumas empresas é a dificuldade dos gestores de separar as finanças pessoais das finanças empresariais. Existem dois cenários aqui: a de não utilizar os recursos da companhia para finalidades pessoais; e a de não negligenciar a vida pessoal.

O consultor financeiro auxiliar, nesse quesito, criando uma estratégia que seja mais assertiva, seja para o âmbito pessoal ou dos negócios. O bom gerenciamento das finanças pessoais se reflete no sucesso de uma organização. São dois temas inter-relacionados que não podem ser vistos em separado.

Planos de contingência para eventuais crises

Determinadas ocasiões são inevitáveis dentro do mercado e podem acarretar em dificuldades a médio e longo prazo. O acompanhamento realizado por um consultor financeiro pode contribuir para criar estratégias de reserva financeira e de recolocação no mercado.

Esperar o melhor e estar preparado para o pior é o segredo para se que sua organização se mantenha sempre produtiva e com a possibilidade de enfrentar problemas que nascem sorrateiros pegando o empreendedor de surpresa.


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